Pular para o conteúdo principal

Tarefa 04 - Olympia de Manet

UAB – Universidade Aberta do Brasil
Disciplina: História das Artes Visuais 2
Professora: Sainy C. B. Veloso
Tutora: Blanca Nídia Lucero de Lazarte
Curso: Artes Visuais Turma: ARV3
Aluna: Maria Rita de Lima Torres
Pólo: Tarauacá-AC
Data: 15/12/2008

“Venus de Urbino” (1538) - Tiziano Vecellio - Óleo sobre tela

“A Venus de Urbino” de Tiziano é uma obra bem autêntica que expressa a beleza do corpo feminino, dentro de um determinado contexto histórico cultural, onde o nu era uma afronta a moralidade da época. Mas o artista soube retratar como ninguém a formosura da época, Venus deitada em uma cama luxuosa, exibe as formas de seu corpo com uma pose muito sensual, aos seus pés um cachorro de estimação aparece deitado e no fundo da pintura podemos perceber a presença de uma senhora com trajes elegantes e uma criança abrindo um baú. Venus de Urbino inspirou a pintura de Olympia de Édouard Manet, na qual a figura da Vênus foi substituída por uma prostituta.





Olympia (1863). Edouard Manet - Óleo sobre tela

Olympia é uma criação do artista Eduard Manet uma das figuras mais importantes da arte do século XIX. Manet utilizou jogos de luz e de sombra restituindo ao nu a sua crueza e a sua verdade, muito diferente dos nus adocicados da época. O trabalhado das texturas é apenas sugerido, as formas, simplificadas. Os temas deixaram de ser impessoais ou alegóricos, passando a traduzir a vida da época, e, em certos quadros, seguiam a estética naturalista de Zola e Maupassant. Manet era criticado não apenas pelos temas, mas também por sua técnica, que escapava às convenções acadêmicas. Freqüentemente inspirado pelos mestres clássicos e em particular pelos espanhóis do Século de Ouro, Manet influenciou, entretanto, certos precursores do impressionismo, em virtude da pureza de sua abordagem. A esta sua liberação das associações literárias tradicionais, cômicas ou moralistas, com a pintura, deve o fato de ser considerado um dos fundadores da arte moderna.
"Olympia" pintada em 1863 mas só apresentada ao público em
1865 foi considerada indecente por ferir os príncipios de uma época, onde o nu era considerado totalmente vulgar. Um retrato de uma jovem prostituta nua lançando um olhar provocante e havia uma referência audaciosa a obra de Ticiano (Vênus de Urbino). A modelo novamente foi Victorine Meurent retratada nua e ao seus pés um gato negro ao invés de um cachorro como no quadro de Ticiano. Em uma atmosfera erótica havia também uma falta de perspectiva (técnica onde se vê o tamanho certo dos objetos em relação a distância).




Retrato, 1988. Yasumasa Morimura. Fotografia colorida. Propriedade particular de Luhring Augustine, Nova

Este retrato de Yasumasa foge todos os princípios estéticos e convencionais retratados nas décadas anteriores, pois utiliza como modelo uma figura masculina que retrata bem a arte contemporânea, mas mesmo em uma época onde o artista podia desprender-se mais dos valores moralistas, acredito que esta obra também causou escândalo e impacto na sociedade, pois podemos ver que até hoje, o diferente causa impacto e é visto de forma preconceituosa. Enfim pude compreender que em cada época a arte era expressa de forma diferente, quanto à estética, formas, valores culturais, sociais e políticos.


A minha Olympia


Esta é a minha criação feita com lápis sobre papel, pensei em uma Olímpia completamente diferente das outras versões, uma mistura de mulher e peixe, o cenário é feito com pedras onde podemos avistar o mar e ver as belezas da natureza é só imaginar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte computadorizada

Artista visual: Antony Gormby

Oficina Prática

Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB Instituto de Artes Departamento de Artes Visuais Licenciatura em Artes Visuais Ateliê de Artes Visuais 2 – AAV2 Professoras Autoras: Thérèse Hofmann, Rosana de Castro, Daniela Oliveira Professora Tutora: Maria Goretti Vulcão Discente: Maria Rita de Lima Torres Atividade presencial – Relatório de Participação O seguinte relatório tem por objetivo abordar questões sobre o desenvolvimento da oficina prática realizada no pólo de Tarauacá-Ac por intermédio da Prof. Thelma, onde tivemos a oportunidade colocar em prática tudo o que estudamos na Disciplina de Atelier de Artes Visuais 2 sobre os bastões - carvão, giz de cera e pastel, as tintas 1 - Nanquim, Aquarela e Guache, as tintas 2-Têmpera, Óleo e Acrílica. A oficina prática foi realizada aos vinte cinco dias do mês de abril de dois mil e nove, iniciou-se às quatorze horas e concluiu-se às dezoito horas. A Professora Thelma Melo d