1) Como o se ajuda no ato criativo?
Após a leitura do texto "Estética Teatral" e assintir ao documentário "O século de Stanislavisk" pude fazer uma análise de como se dá o ato criativo. O ser humano é dotado de capacidades que ajudam na criação, a inteligência, a intuição, estão interligadas nesse processo.
Partindo do pensamento de Stanislavisk “De facto, nenhuma técnica artificial pode rivalizar com as maravilhas que opera a natureza”. De fato inspiração é algo que não depende somente de técnicas artificiais, a natureza é o mecanismo mais forte que um ator precisa para dar vida a uma personagem. Mas acredito também que as técnicas artificiais são importantes para o ato criativo, pois primeiramente o ator precisa estudar a sua personagem conscientemente para conhecê-la e depois cria-la com a ajuda do subconsciente.
Dizia Stchepkine ao seu aluno Choumski “Pouco importa que a vossa interpretação seja boa ou má o importante é que seja verdadeira e para isso deve ser acurada, lógica, coerente; deveis pensar, lutar, sentir e agir em comunicação com a vossa personagem”. O teatro é uma representação e para representar é preciso estar preparado para viver outra vida como se fosse a sua e para expressar verdade é preciso fazer uso de todos os subsídios que estão ao nosso alcance seja conscientemente ou inconscientemente.
O ambiente físico, as emoções, os sentimentos determinam como será o personagem por isso o ator tem que saber criar a personagem de uma maneira intensa e coerente com sua história de vida, para exprimi-la com toda a plenitude e beleza da natureza interior e exterior, para que assim possa interpretá-la com a toda a perfeição de um espírito humano.
2) O que mais te impressionou no filme?
Conhecer Constantin Stanislavisk já foi muito interessante, pois não conhecia o trabalho deste ator e encenador russo de princípios naturalistas que foi fundador do Teatro de Moscovo. A sua preocupação na formação do ator, transmiti toda a sua paixão pelo teatro, foi o primeiro a dar para arte um significado psicológico, para ele interpretar era interpretar com realismo, com expressividade intensa de corpo e alma. Atuar era dar vida ao personagem aproximando-o da vida real, uma ação que necessitava de muito treinamento e técnicas que ajudassem o ator a controlar a si mesmo.
As suas teorias e métodos práticos foram de grande importância para outros artistas que até hoje seguem e se inspiram em seus métodos e técnicas. A formação do ator e a constituição do personagem era o seu enfoque principal, dramatizar era reunir todas as características reais de um espírito humano de uma forma natural e espontânea, através das feições cotidianas e das abordagens psicológicas tudo isso de forma bem simples na prática, mas com um desempenho perfeito no pauco.Enfim foi de grande importância para mim entender e conhecer um pouco do trabalho deste grande mestre do teatro, de visão completa e abrangente que deixou um legado de informações e conhecimento para todos nós, em especial aos apaixonados pelo teatro que buscam inspiração em suas teorias para um melhor aperfeiçoamento de suas técnicas artísticas.
Partindo do pensamento de Stanislavisk “De facto, nenhuma técnica artificial pode rivalizar com as maravilhas que opera a natureza”. De fato inspiração é algo que não depende somente de técnicas artificiais, a natureza é o mecanismo mais forte que um ator precisa para dar vida a uma personagem. Mas acredito também que as técnicas artificiais são importantes para o ato criativo, pois primeiramente o ator precisa estudar a sua personagem conscientemente para conhecê-la e depois cria-la com a ajuda do subconsciente.
Dizia Stchepkine ao seu aluno Choumski “Pouco importa que a vossa interpretação seja boa ou má o importante é que seja verdadeira e para isso deve ser acurada, lógica, coerente; deveis pensar, lutar, sentir e agir em comunicação com a vossa personagem”. O teatro é uma representação e para representar é preciso estar preparado para viver outra vida como se fosse a sua e para expressar verdade é preciso fazer uso de todos os subsídios que estão ao nosso alcance seja conscientemente ou inconscientemente.
O ambiente físico, as emoções, os sentimentos determinam como será o personagem por isso o ator tem que saber criar a personagem de uma maneira intensa e coerente com sua história de vida, para exprimi-la com toda a plenitude e beleza da natureza interior e exterior, para que assim possa interpretá-la com a toda a perfeição de um espírito humano.
2) O que mais te impressionou no filme?
Conhecer Constantin Stanislavisk já foi muito interessante, pois não conhecia o trabalho deste ator e encenador russo de princípios naturalistas que foi fundador do Teatro de Moscovo. A sua preocupação na formação do ator, transmiti toda a sua paixão pelo teatro, foi o primeiro a dar para arte um significado psicológico, para ele interpretar era interpretar com realismo, com expressividade intensa de corpo e alma. Atuar era dar vida ao personagem aproximando-o da vida real, uma ação que necessitava de muito treinamento e técnicas que ajudassem o ator a controlar a si mesmo.
As suas teorias e métodos práticos foram de grande importância para outros artistas que até hoje seguem e se inspiram em seus métodos e técnicas. A formação do ator e a constituição do personagem era o seu enfoque principal, dramatizar era reunir todas as características reais de um espírito humano de uma forma natural e espontânea, através das feições cotidianas e das abordagens psicológicas tudo isso de forma bem simples na prática, mas com um desempenho perfeito no pauco.Enfim foi de grande importância para mim entender e conhecer um pouco do trabalho deste grande mestre do teatro, de visão completa e abrangente que deixou um legado de informações e conhecimento para todos nós, em especial aos apaixonados pelo teatro que buscam inspiração em suas teorias para um melhor aperfeiçoamento de suas técnicas artísticas.
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