Pular para o conteúdo principal

Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões


O termo gravura deriva do grego "grapein" que significa escrever ou desenhar. Porém, o ato de gravar é próprio do ser humano e confunde-se com sua história, desde os primórdios, o homem fez incisões sobre ossos, nas paredes das cavernas, depois em superfícies de barro, pedra, metal, peles de animais e madeiras. (Profª Marli Gonçalves Barbosa. Disponível em: http://www.unar.edu.br).
A técnica gravura foi inventada pelos chineses, por volta dos anos 200. Eles faziam selos para autenticar documentos e usavam pequenas peças planas de Jade, ouro, prata ou marfim, que tinham ideogramas em baixo-relevo, cobertas de tinta vermelha e pressionadas sobre o papel, faziam aparecer os ideogramas em branco, as primeiras impressões encontradas retratavam a imagem de Buda.
 Entretanto, os japoneses foram os mestres na arte das gravuras. Paisagens coloridas retratando cidades como Tóquio tornaram-se símbolos dos países. No final do século XIX a técnica influenciou artistas como Van Gogh, que se encantou com essa arte. (Disponível em: http://www.klickeducacao.com.br).
A gravura é uma técnica que envolve duas ações: Gravar e Imprimir. Quem nunca brincou ou trabalhou utilizando carimbos? E as pegadas que deixamos no solo não seriam também impressões? A marca dos seus dedos deixada em vidros, espelhos, objetos são também impressas: são impressões digitais, como aquela que está na sua carteira de identidade.
Pesquisa de Impressões: o desafio é conhecer a marca que os objetos que estão ao seu redor podem deixar no papel. Observem quais objetos podem ser entintados numa almofada de carimbo, ou com pincel e tinta guache, e gerar impressões.
Como será a imagem da impressão do fundo de uma determinada garrafa? Ou dos talheres da sua cozinha? O que acontece com uma imagem impressa? Compare-a com a sua matriz, ou seja, com o próprio objeto.
A curiosidade deverá mover a sua pesquisa!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte computadorizada

Artista visual: Antony Gormby

Oficina Prática

Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB Instituto de Artes Departamento de Artes Visuais Licenciatura em Artes Visuais Ateliê de Artes Visuais 2 – AAV2 Professoras Autoras: Thérèse Hofmann, Rosana de Castro, Daniela Oliveira Professora Tutora: Maria Goretti Vulcão Discente: Maria Rita de Lima Torres Atividade presencial – Relatório de Participação O seguinte relatório tem por objetivo abordar questões sobre o desenvolvimento da oficina prática realizada no pólo de Tarauacá-Ac por intermédio da Prof. Thelma, onde tivemos a oportunidade colocar em prática tudo o que estudamos na Disciplina de Atelier de Artes Visuais 2 sobre os bastões - carvão, giz de cera e pastel, as tintas 1 - Nanquim, Aquarela e Guache, as tintas 2-Têmpera, Óleo e Acrílica. A oficina prática foi realizada aos vinte cinco dias do mês de abril de dois mil e nove, iniciou-se às quatorze horas e concluiu-se às dezoito horas. A Professora Thelma Melo d

Tarefa 04 - Olympia de Manet

UAB – Universidade Aberta do Brasil Disciplina: História das Artes Visuais 2 Professora: Sainy C. B. Veloso Tutora: Blanca Nídia Lucero de Lazarte Curso: Artes Visuais Turma: ARV3 Aluna: Maria Rita de Lima Torres Pólo: Tarauacá-AC Data: 15/12/2008 “Venus de Urbino” (1538) - Tiziano Vecellio - Óleo sobre tela “A Venus de Urbino” de Tiziano é uma obra bem autêntica que expressa a beleza do corpo feminino, dentro de um determinado contexto histórico cultural, onde o nu era uma afronta a moralidade da época. Mas o artista soube retratar como ninguém a formosura da época, Venus deitada em uma cama luxuosa, exibe as formas de seu corpo com uma pose muito sensual, aos seus pés um cachorro de estimação aparece deitado e no fundo da pintura podemos perceber a presença de uma senhora com trajes elegantes e uma criança abrindo um baú. Venus de Urbino inspirou a pintura de Olympia de Édouard Manet , na qual a figura da Vênus foi substituída por uma prostituta. Olympia (1863). Edouard Manet -