Pular para o conteúdo principal

O projeto do outro, visto por mim


Projeto escolhido para comentar: Educação através das pinturas rupestres brasileiras, desenvolvido pela colega Maria Cecília. Observando o referido projeto, vi o quanto, a Cecília se empenhou na realização deste projeto, o seu projeto foi muito bem elaborado e executado. Os alunos gostaram bastante da aula, ela conseguiu de uma maneira dinâmica e prazerosa atingir os objetivos do seu projeto.
 As pinturas rupestres são registros históricos que fazem parte da história da humanidade, as primeiras formas de representações artísticas, que são fontes inesgotáveis de informação e conhecimento. Os alunos puderam conhecer através da história algumas dessas pinturas, os materiais utilizados, as técnicas. E a partir desses conhecimentos foram induzidos a produzir seus próprios materiais.
Conheceram a técnica do carvão, aprenderam como se faz e cada um fez um desenho retratando a vida cotidiana, utilizando o carvão que aprenderam a preparar, assim como fazia o homem pré-histórico. No entanto, as críticas são apenas positivas pelo ótimo trabalho realizado, pois ela conseguiu proporcionar um ambiente propício de interação e descobertas, levando educação através da arte.
Cecília apresentando o seu projeto

desenhos dos alunos



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte computadorizada

Artista visual: Antony Gormby

Oficina Prática

Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB Instituto de Artes Departamento de Artes Visuais Licenciatura em Artes Visuais Ateliê de Artes Visuais 2 – AAV2 Professoras Autoras: Thérèse Hofmann, Rosana de Castro, Daniela Oliveira Professora Tutora: Maria Goretti Vulcão Discente: Maria Rita de Lima Torres Atividade presencial – Relatório de Participação O seguinte relatório tem por objetivo abordar questões sobre o desenvolvimento da oficina prática realizada no pólo de Tarauacá-Ac por intermédio da Prof. Thelma, onde tivemos a oportunidade colocar em prática tudo o que estudamos na Disciplina de Atelier de Artes Visuais 2 sobre os bastões - carvão, giz de cera e pastel, as tintas 1 - Nanquim, Aquarela e Guache, as tintas 2-Têmpera, Óleo e Acrílica. A oficina prática foi realizada aos vinte cinco dias do mês de abril de dois mil e nove, iniciou-se às quatorze horas e concluiu-se às dezoito horas. A Professora Thelma Melo d

Tarefa 04 - Olympia de Manet

UAB – Universidade Aberta do Brasil Disciplina: História das Artes Visuais 2 Professora: Sainy C. B. Veloso Tutora: Blanca Nídia Lucero de Lazarte Curso: Artes Visuais Turma: ARV3 Aluna: Maria Rita de Lima Torres Pólo: Tarauacá-AC Data: 15/12/2008 “Venus de Urbino” (1538) - Tiziano Vecellio - Óleo sobre tela “A Venus de Urbino” de Tiziano é uma obra bem autêntica que expressa a beleza do corpo feminino, dentro de um determinado contexto histórico cultural, onde o nu era uma afronta a moralidade da época. Mas o artista soube retratar como ninguém a formosura da época, Venus deitada em uma cama luxuosa, exibe as formas de seu corpo com uma pose muito sensual, aos seus pés um cachorro de estimação aparece deitado e no fundo da pintura podemos perceber a presença de uma senhora com trajes elegantes e uma criança abrindo um baú. Venus de Urbino inspirou a pintura de Olympia de Édouard Manet , na qual a figura da Vênus foi substituída por uma prostituta. Olympia (1863). Edouard Manet -